Vírus chinês e nossos heróis

CONSTÂNCIA E DISCIPLINA – Uma homenagem aos profissionais da saúde

Coincidentemente, há duas semanas terminei a leitura de um livro histórico interessantíssimo, que de algum modo poderá servir de inspiração à situação difícil ora vivenciada.

“A Retirada da Laguna”, do Visconde de Taunay, escritor e engenheiro militar brasileiro no século XIX, é um diário de campanha riquíssimo em detalhes, ambientado sobretudo no sul de Mato Grosso (hoje, MS).

Relata os momentos penosos suportados por expedição brasileira na Guerra do Paraguai, que o próprio autor integrou.

A narração é dramática, à altura das provações quase intransponíveis que os soldados brasileiros enfrentaram: a falta de armas/munições e o definhamento pela cólera – doença que se alastrou e vitimou até o mesmo o comandante da expedição -, passando pela fome.

Porém, nada disso dissuadiu os compatriotas em luta de continuarem a missão. Relata o autor que a postura deles, ao contrário, foi digna de muito nos orgulhar.

Mesmo enfrentando adversidades terríveis e apesar de todo o desânimo, não se renderam, notando-se sobremodo duas de suas características que foram cruciais à sobrevivência: a constância e a disciplina.

SOMOS, DESDE SEMPRE, UM POVO AGUERRIDO.

E hoje, ainda que a guerra seja outra, continuamos assistidos por nossos soldados, representados pelos profissionais da saúde, que, seguindo a tradição brasileira, mantêm o foco e o prumo.

A história nos ajuda a lembrar as árduas dificuldades que já superamos e há de registrar, em destaque, o melhor lugar a esses heróis contemporâneos.

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.