AF: igrejas se adaptam à proibição de celebrações presenciais

Em tempos de novo coronavírus, a vedação à aglomeração de pessoas e o isolamento social já se tornaram dogmas.

Nesse contexto, não apenas o exercício de atividades temporais tem sido bastante afetado – e hoje a grande maioria delas funciona com certa normalidade. Desde o início das restrições, as atividades religiosas encontram-se, seguramente, no grupo mais prejudicado.

Nas últimas semanas, disseminaram-se Brasil afora inúmeros e os mais diversos atos normativos proibindo a realização presencial de missas, cultos e celebrações religiosas em geral, sob o pretexto de proteger a saúde da população.

Os governos de Mato Grosso e Alta Floresta agiram da mesma forma. Ambos editaram decretos determinando a proibição.

Localmente, a situação inclusive motivou requerimento do Conselho de Pastores Evangélicos pleiteando a revogação, com restrições, da vedação, com fundamento na Constituição Federal, que garante liberdade de culto – não sujeita a restrição nem mesmo pelo poder público -, mas não consta que o Executivo municipal tenha respondido.

Apesar dos obstáculos, tem chamado a atenção o constante esforço que as igrejas de Alta Floresta tem despendido para continuarem próximas dos fieis, buscando ampará-los espiritualmente, sobretudo com mensagens de conforto, fé e esperança.

A tecnologia tem sido grande aliada na divulgação das mensagens. Por meio das redes sociais, são transmitidos regularmente cultos, missas, louvores, cuja importância se sobressai ainda mais no momento de grave instabilidade vivenciado.

A Igreja Presbiteriana Renovada Central de Alta Floresta, por exemplo, tem divulgado seus contatos e perfis nas redes sociais (acesse aqui), nos quais informa os dias e horários dos cultos:

Amanhã (12), Domingo de Páscoa, além dos cultos também realizará Santa Ceia, das 9h às 10h30m, período em que os fieis poderão comungar sem sair de seus veículos:

Da mesma forma, a Igreja Batista Nacional de Alta Floresta tem se valido das redes sociais para divulgar suas atividades. Amanhã também realizará cultos especiais de Páscoa on-line, além da Santa Ceia, no estacionamento da igreja:

A Igreja Católica, em especial a Paróquia Santa Cruz, tem incentivado seus fieis a acompanharem as celebrações religiosas pelo Facebook (@santacruzparoquiaaf) e pela Rádio Progresso (FM 102,1). Como parte da programação da Semana Santa, amanhã serão realizadas missas on-line às 07h30m e às 19h30m:

Em Paranaíta, a Igreja Batista Nacional também está transmitindo seus cultos on-line. Amanhã, o culto de Páscoa será às 18h. Acompanhe aqui.

O caos que envolve a população tem escancarado ainda mais a importância do papel das organizações religiosas: um oásis em meio às adversidades, independentemente de reconhecimentos oficiais.

Abençoada Páscoa a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.