Dica cultural nº 8

Imagem: Centro Dom Bosco.

Estamos aqui, firmes e fortes, para mais uma dica da “Campanha contra o nosso emburrecimento”, lançada pelo ALTA FOLHA por prazo indeterminado, infinita que é a nossa ignorância.

Às sextas-feiras, propomo-nos a sugerir algum conteúdo que pode enriquecer seus conhecimentos e que pode deixá-lo mais inteligentinho e espertão.

Pela primeira vez indicamos uma pessoa, que, na verdade, é patrimônio do Brasil e, por que não?, de Portugal, ainda que pouco conhecida do grande público.

Estamos falando do professor Sergio de Carvalho Pachá!

Perfil do professor Sergio no Facebook (clique na imagem).

Tradutor, escritor, professor, filólogo, gramático, lexicógrafo – inclusive, durante anos foi lexicógrafo-chefe da Academia Brasileira de Letras, da qual foi desligado por, entre outros motivos, não concordar com o último e famigerado “acordo ortográfico” firmado entre países de língua portuguesa -, Sergio Pachá é um grande estudioso brasileiro dedicado às letras, dotado de admirável cultura.

É um profundo conhecedor da literatura brasileira e portuguesa – talvez seja o maior conhecedor vivo da obra de Luís de Camões, o grande poeta luso, autor de “Os Lusíadas” – e da história de ambos os países. Além de professor de português, latim, francês, inglês (ele ministra aulas até mesmo on-line).

E como conhecer melhor o trabalho dele? A dica de hoje é ínfima, insignificante frente à vastidão das atividades do professor. Nesta oportunidade nos propomos a apresentar iscas que podem despertar seu interesse para aprofundamento posterior.

Comece seguindo seu perfil no Facebook (clique na imagem acima), onde ele publica com frequência notas sobre assuntos diversos, dicas de português, literatura, música, história. É um universo! Simplesmente conhecer o estilo, a elegância na sua forma de escrever – e aprender com eles – já vale a visita.

Clique na imagem.

Outra forma de aprender com o professor é assistir aos seus inúmeros vídeos gravados no YouTube, muitas vezes acompanhado de outro grande professor brasileiro, seu amigo Sidney Silveira. Basta digitar o nome dele na plataforma.

A propósito, por fim, e aqui reiteramos uma sugestão, ambos são os protagonistas do filme-documentário “Alma Portuguesa”, lançado recentemente pela IVIN Films e pela LUMINE. Já falamos do filme aqui. O que está esperando pra assistir?

Abençoado fim de semana a você!


Perdeu as outras dicas culturais? Acesse aqui.

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.