Sexta-feira! Dia de sugerirmos mais uma dica cultural da “Campanha contra o nosso emburrecimento”, infinita que é a nossa ignorância.
Semanalmente, tentamos sugerir conteúdos que ajudem o leitor a ampliar sua cultura e seu horizonte de consciência. E que também podem deixá-lo mais inteligentinho e espertão.
Em outras oportunidades, indicamos o podcast “Guten Morgen”, do site Senso Incomum, e as atividades e apresentações da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
Hoje a dica se direciona aos pais e busca ajudá-los de alguma forma, ainda que modestamente, na educação dos filhos.
O conteúdo do auxílio é perene, mas sua importância se destaca ainda mais neste momento de maior convivência familiar – talvez a única consequência positiva das quarentenas e isolamentos sociais. Vamos lá:
Chegou a vez de recomendarmos o site “Como educar seus Filhos” (link aqui).

O site é interessantíssimo e abarca textos, vídeos e músicas relacionados às mais diversas categorias: dicas de leituras para os filhos, atividades e brincadeiras para desenvolvimento do raciocínio infantil, da coordenação motora das crianças, atividades fonéticas.
O conteúdo pode ser aplicado com crianças de todas as faixas etárias, inclusive bebês.
Também é disponibilizado para baixar, gratuitamente, o e-book “As 5 etapas para alfabetizar seus filhos em casa“, um grande trabalho do professor Carlos Nadalim, o próprio idealizador do site.
O livro propõe alfabetizar as crianças utilizando o método fônico (primeiro se ensinam os sons de cada letra para posteriormente se formarem palavras), em contraposição ao método da soletração, largamente utilizado no Brasil.
O trabalho do professor Nadalim ao longo de muitos anos tem chamado bastante a atenção, ao ponto de o governo federal o convidar para trabalhar no Ministério da Educação, onde hoje ocupa o cargo de Secretário de Alfabetização.
A propósito, no fim do ano passado a Secretaria lançou o programa “Conta pra mim” (confira aqui), que incentiva a leitura de livros no ambiente familiar:
Pra finalizar, mas não menos importante, aí vai outra dica: o livro “Os 4 temperamentos na educação dos filhos“, do médico psiquiatra Ítalo Marsili.
A obra foi escrita de forma didática e nos disponibiliza conhecimento para entender melhor as características temperamentais de nossos filhos. A partir disso, orienta-nos a agir da melhor maneira com cada um deles. É uma ferramenta valiosa que pode ser adquirida por preço modesto (clique na imagem):

Abençoado fim de semana a você!
*Imagem da chamada: Reprodução/Site Família e Vida.