A dura – e histórica – carta de Donald Trump à OMS

Fonte da imagem: CNN.

Na última segunda-feira (18), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou carta ao diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom.

Trump publicou a íntegra do documento em seu perfil no Twitter, que também pode ser acessado no site da Casa Branca:

“Esta é a carta enviada ao Dr. Tedros, da OMS. Ela é auto-explicativa!”

A carta é direta: o presidente critica a alarmante falta de independência da OMS em relação à China e afirma que, desde a suspensão das contribuições dos EUA à Organização (em abril), o país tem realizado investigação interna, que tem confirmado falhas da OMS na atuação frente à pandemia.

No documento são elencados fatos comprovadores dos erros, entre eles, a inércia da Organização em tomar providências no início do problema, minimizando àquele tempo o sério risco de disseminação da doença, e a falta de cobranças quanto à responsabilidade da China.

No final, em tom de ultimato, Trump adverte que, se a OMS não se comprometer em melhorar substancialmente sua conduta nos próximos 30 dias, os EUA converterão a atual suspensão das contribuições em congelamento permanente dos repasses, além de reconsiderarem sua filiação na entidade.

E arremata: “Não posso permitir que os contribuintes americanos continuem financiando uma organização que, em seu estado atual, claramente não está servindo aos interesses dos EUA.

A contagem regressiva começou.

Uma tradução da carta ao português foi feita pela assessoria do deputado federal Marcel van Hattem: https://web.facebook.com/marcelvh/posts/3118948071460414

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.