
Hoje é sexta-feira, dia de bebemorar mais uma dica cultural da “Campanha contra o nosso emburrecimento”, por prazo indeterminado, infinita que é a nossa ignorância.
O objetivo sofisticado da campanha você já conhece: semanalmente, queremos ajudá-lo a ampliar sua cultura e seu horizonte de consciência. Falando português, queremos ajudá-lo a ficar mais inteligentinho e espertão.
Estamos na semana do descobrimento do Brasil e dedicamos o espaço para sugerir alguns parcos, mas valiosos conteúdos sobre a nossa história. São materiais muito bons, de fácil acesso, a maior parte deles GRATUITA!
A primeira recomendação é a série “Brasil – A Última Cruzada”, um conjunto de vídeos imperdíveis, com alta qualidade, produzidos pelo Brasil Paralelo e disponibilizados no YouTube, parte de iniciativa maior que pretende contribuir para o resgate de nossa história, memória e identidade.
São 6 episódios que abrangem desde os acontecimentos que antecederam e influenciaram o descobrimento do Brasil até a era Vargas. Você pode começar a assistir agora:
A segunda recomendação são alguns vídeos, também disponíveis no Youtube, do curso “História do Brasil Sem Máscaras”, conduzido pelos professores Sidney Silveira e Sérgio Pachá (ex-lexicógrafo-chefe da Academia Brasileira de Letras).
O curso integral é pago (pode ser adquirido aqui), mas os trechos disponíveis gratuitamente também são formidáveis e apresentam sugestões de leitura de que anos de estudo não dariam cabo.
Por fim, a terceira dica já recomendamos esta semana (aqui): o filme “Alma Portuguesa”, dirigido por Mauro Ventura e produzido pela IVIN Films e pela LUMINE TV, lançado a propósito no último dia 22 de abril.

O filme pode ser adquirido no próprio site da IVIN (que oferece alguns extras) e também pode ser assistido na LUMINE TV, plataforma de vídeos interessantíssimos acessada por plano de assinatura mensal.
Abençoado final de semana a você!
Post Scriptum: hoje o ALTA FOLHA completa 1 mês no ar! Agradecemos às milhares de pessoas que já nos prestigiaram, acessando o site e interagindo nas redes sociais. Vamos em frente!
– – – – –
Perdeu as dicas culturais anteriores? Clique aqui.
Nenhum pensamento