Dica cultural nº 11

Seguimos aqui com a “Campanha contra o nosso emburrecimento”, lançada pelo ALTA FOLHA por prazo indeterminado, infinita que é a nossa ignorância.

Na dica cultural de hoje – que, como todas as outras, podem ajudá-lo ampliar seu horizonte de consciência -, sugerimos a leitura do livro “A retirada da Laguna”, do Visconde de Taunay.

Já falamos da obra em uma das primeiras postagens do site (Vírus chinês e nossos heróis), mas, como na época nosso alcance ainda era muito pequeno, aproveitamos a oportunidade para reiterar a sugestão.

Trata-se de um livro histórico interessantíssimo, que de algum modo poderá servir até mesmo de inspiração à situação difícil ora vivenciada.

A obra, escrita pelo Visconde de Taunay, escritor e engenheiro militar brasileiro no século XIX, é um diário de campanha riquíssimo em detalhes, ambientado sobretudo no sul de Mato Grosso (hoje, Mato Grosso do Sul).

Relata os momentos penosos suportados por expedição brasileira na Guerra do Paraguai, que o próprio autor integrou.

A narração é dramática, à altura das provações quase intransponíveis que os soldados brasileiros enfrentaram: a falta de armas/munições e o definhamento pela cólera – doença que se alastrou e vitimou até o mesmo o comandante da expedição -, passando pela fome.

Porém, nada disso dissuadiu os compatriotas em luta de continuarem a missão. Relata o autor que a postura deles, ao contrário, foi digna de muito nos orgulhar.

Mesmo enfrentando adversidades terríveis e apesar de todo o desânimo, não se renderam, notando-se sobremodo duas de suas características que foram cruciais à sobrevivência: a constância e a disciplina.

Ainda tem dúvida de que a leitura é imperdível? Compre o livro agora mesmo (acesse a Amazon).

Abençoado final de semana a você!


Leia as outras dicas aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.